domingo, 24 de agosto de 2008

Projeto GNOME (CESoL 2008)

Olá pessoal, vou falar um pouco sobre o Congresso Estadual de Software Livre (CESoL) que aconteceu na Universidade Federal do Ceará (UFC), no período de 19 a 23 de agosto de 2008.

Bem, a primeira palestra que pude assistir foi sobre o Projeto Gnome com o John Wendell. Eu sou suspeito para falar sobre o Gnome, meu ambiente gráfico preferido, mas a palestra em si foi boa. O Wendell falou sobre o Gnome com duas visões: o Gnome como projeto, e também como programa.

Como sempre, a necessidade de voluntários para o projeto é grande e a cota de brasileiros presentes trabalhando seja com desenvolvimento ou divulgação é muito pouca. Se duvidar, a gente conta nos dedos os participantes.

Ele falou ainda sobre como é o processo de aceitação de softwares pelo projeto. No geral, você envia o software pra eles, que será agregado ao Gnome na próxima versão, caso seja aceito. Pra ser aceito é feito todo um processo de avaliação como acessibilidade, verificação se os botões de sua interface estão da maneira correta, dentre outras. Mas se o seu software não é aceito de primeira, você pode reenviar com as correções que eles indicaram pra você. :)





No final da palestra, infelizmente não ganhei brinde (hehe), mas nada que uma negociação não resolvesse. Acabei comprando uma blusa do Gnome, por sinal muito bonita. :P




Nenhum comentário: