quinta-feira, 29 de maio de 2008

InfoBrasil 2008

A InfoBrasil é um evento de negócios, que envolve a área de TI, onde as empresas apresentam seus produtos e palestram acerca de seus negócios. Ele ocorreu na cidade de Fortaleza (CE), no Sebrae (aqui), de 13 a 16 de maio. E pude prestigiar algumas palestras e novidades.

Fiquei interessado nas palestras do dia 16, as quais tratavam sobre Software Livre (SL). Vou comentar algumas das palestras que achei interessante.

*Governança de TI como Estratégia p/ o Crescimento das Empresas por Marcelo D'Elia Branco

Este nome já me era familiar pelas listas de discussão que participo, e quando vi seu nome na palestra não poderia deixar de assistir.

O que me chamou a atenção foi quando ele falou da utilização da Internet como ferramenta de compartilhamento. É óbvio, você deve pensar, não? Eu também pensei, mas descobri que muitas empresas ainda não notaram esta finalidade crucial da Internet, e não se utilizam de todo o seu potencial para alavancar seus negócios.

A idéia é oferecer a liberdade de compartilhamento, e assim é o SL. Sem a visão proibitiva, ou recursos de filtro, que algumas empresas utilizam para barrar os internautas. Dessa maneira, estipula-se uma constante briga com os usuários da rede, e você acaba vendo a Internet como uma barreira, um inimigo para o seu negócio.

O SL surge como um novo paradigma de desenvolvimento. Assim como o software proprietário, tradicional, foi para a sua época, o SL é o futuro dos negócios, e algumas empresas já notaram isso. Entretanto, outras não, e teimam em permanecer num modelo antigo de negócios.

Acredita-se ainda que ganhar dinheiro com SL é inviável. Mas o que ninguém percebe é que o modelo agora será baseado no oferecimento de serviços. Uma empresa, ou profissional de TI, oferece seu serviço ao invés de somente o código propriamente dito.

As vantagens de um paradigma como esse é a transparência de soluções e principalmente um mercado mais competitivo.

Nenhum comentário: